Produto:

 

Entenda os tipos de marketing e como ter sucesso em suas campanhas

Marketing é um conjunto de ferramentas, conhecimentos e experiências que visam despertar necessidades e desejos de consumidores para certos produtos e serviços. Nos tempos atuais, o marketing está cada vez mais focado no cliente, conciliando informações a partir dos meios tradicionais e digitais, como forma de agregar mais valor a produtos e serviços.


Estratégias de marketing bem planejadas podem alavancar o reconhecimento de uma marca e a aumentar as vendas.


O departamento de marketing deve estar sempre integrado com as outras atividades da empresa, desde a seleção da matéria-prima, passando pelo processo de produção, distribuição e venda, até à logística reversa do produto.


A seguir listamos as principais modalidades de marketing que devem estar presentes no dia a dia das empresas:


MARKETING PROMOCIONAL. 

O marketing tradicional se refere à oferta direta do produto para o cliente por meio de anúncios impressos em jornais e revistas; veiculação de spot em emissoras de rádio; veiculação de comercial em emissora de televisão; impressão de panfletos e material promocional impresso. Há ainda organização de sorteios e campanhas internas, eventos e muitas outras ações.


Apesar de ter sido colocado em segundo plano por boa parte das empresas que começaram a divulgar seus produtos na internet, o marketing tradicional ainda é necessário para posicionar o produto de sua empresa para um público em massa, com ou sem subdivisão de grupos de consumo específicos, e principalmente para fortalecer a presença de seu produto no ponto de venda.


É possível segmentar públicos usando estratégias de marketing promocional. Por exemplo, no caso de anúncio em veículo impresso, o setor de mídia da agência de publicidade é responsável por selecionar qual veículo é lido por determinado público para inserir o anúncio do produto.


Por outro lado, o material impresso tem outras utilidades. No marketing promocional, por exemplo, a instalação de um banner para divulgar o seu produto no ponto de venda é essencial para chamar a atenção dos clientes.


“A mídia impressa ainda tem o poder de eternizar a existência de sua empresa e divulgar a sua marca para o maior número de pessoas sem depender somente da internet”, destaca Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi.

Em nível de estratégia o marketing tradicional parte do mix de marketing baseado nos 4 Ps: produto, preço, ponto de venda e promoção. O marketing promocional pode estar presente nos 4 Ps, mas a promoção de vendas concentra seus maiores esforços para tornar o produto e o serviço mais conhecidos.


MARKETIN GIGITAL: 

O marketing digital apareceu em meados dos anos 1990, com o surgimento da internet comercial, disponibilização de sites, e-mails, lojas virtuais e intensificou-se posteriormente, nos anos 2000 com o surgimento de blogs e redes sociais. A partir dos anos 2010, a internet móvel acessada em qualquer lugar e a qualquer hora por meio de smartphones e tablets gerou novas possibilidades de aplicação de estratégias de posicionamento e venda de produtos.


O marketing digital pode ser mesclado com o marketing tradicional no planejamento da empresa. Ele traduz para o público online os valores, a missão e a visão da empresa. O diferencial do marketing digital está na direção da mensagem.


Enquanto que no marketing tradicional a mensagem é vertical ao ser propagada de cima pelas marcas com anúncios e comerciais, no marketing digital predomina a mensagem horizontal entre consumidores que compartilham valores e informações em grupos de redes sociais, incentivando as empresas a fazerem parte da conversa com os seus consumidores, sem forçar uma venda.


Mesmo com marketing digital, impressos continuam tendo importância.

“Enquanto as informações na tela de computadores e smartphones são compartilhadas de modo passageiro, o material impresso pode ser manuseado, distribuído ou doado”, conta Hakim, da Gráfica Eskenazi.


Com mais de 50 anos de existência, a Gráfica Eskenazi oferece serviços de impressão de catálogos, malas diretas, livros, revistas, apostilas, cartões de visita e com qualidade. 
Em 2012, a empresa recebeu a Certificação ISO 9001.


Fonte: lojagraficaeskenazi



Voltar para todas as matérias
  • Brindes, Brindes Personalizados e Brindes Corporativos - Davanas Brindes
  • LASERTOOLS PROMOCIONAL GRAVAÇÕES
  • Brindes Rio de Janeiro, Brindes Personalizados Rio de Janeiro | Brindes Design
  • Brindes Corporativos e Brindes Personalizados | QG Brindess