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Debates sobre diversidade em ações publicitárias marcam 9 Fórum de Marketing Empresarial

Evento promovido pelo LIDE incentivou a discussão e a reflexão sobre a maneira como as marcas lidam com a diversidade geracional, de gênero e étnica

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais - realizou no último final de semana o 9º Fórum de Marketing Empresarial no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP). Mais de 300 convidados das áreas de comunicação e marketing debateram temas atuais do setor sob a curadoria de Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm e do LIDE Comunicação; Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência; e Adonis Alonso, jornalista e presidente da Criatix Comunicação.

A grande novidade deste ano foi o Lide Talks. Apresentado no sábado, o formato trouxe seis encontros intimistas, interativos e dinâmicos, abordando assuntos da atualidade. Em: A Era da Fake News:, o diretor-executivo do Estadão, Flavio Pestana, e o vice-presidente de Marketing do McDonalds, Roberto Gnypek, abordaram desde a responsabilidade dos grandes veículos às razões que levam à disseminação de notícias falsas.


As marcas não podem desprezar as estratégias de PR, que são tão ou mais importantes que a mídia tradicional, pois ajudam a criar elementos estruturados que visam eliminar a disseminação de fake news sobre a empresa, salientou Gnypek.

No debate - A Mídia do Século XXI - , a diretora de marketing do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre, e o presidente da ABAP e Dentsu Group, Mário D/Andrea, falaram sobre o atual momento da relação entre as marcas, as agências e os consumidores. Quem trabalha com mídia hoje tem que ser um profissional de humanas que entenda de comportamento humano, quase um antropólogo. Os dados são importantes, mas saber interpretá-los de olho nas demandas do consumidor, é fundamental, afirmou D/Andrea.

Em - Criativos X Influencers -, o presidente do LIDE Comunicação, Marcos Quintela, contou como é a gestão das redes sociais de sua filha, a atriz e influenciadora mirim Pietra Quintela, de 10 anos. A mãe dela publica 95% do conteúdo produzido. A própria Pietra lê todos os comentários que escrevem para ela, baseando-se na educação que tem: mostramos o que é certo ou errado, bom ou ruim. Desenvolver essa consciência sobre o poder de influência é muito importante, especialmente para uma criança, disse Quintela.

Essência ou aparência?

Tendo como tema central - Diversificar: como ir além - , o Fórum apresentou dois painéis sobre diversidade em suas variadas formas. Em - Diversidade de Gerações -, o CEO do Grupo Ogilvy no Brasil, Luiz Fernando Musa, a diretora de marketing da Heineken Brasil, Vanessa Brandão, e a head de marketing do SBT, Priscila Stoliar, revelaram como agências, empresas e veículos de comunicação têm lidado com a questão.

Do que adianta falar de diversidade se não existe empatia? A partir do momento em que você aprende que não existe consenso, não existe empatia, provocou Musa, destacando que é preciso saber se conectar com o outro. A gente sempre busca trazer um pensamento inovador, enxergando oportunidade onde ninguém vê, afirmou Vanessa, ressaltando que, embora a Heineken tenha foco em um público jovem e conectado, não descarta os demais segmentos.

No painel Diversidade: Discurso ou negócios?, Hugo Rodrigues, CEO e chairman da WMcCANN, Mônica Gregori, diretora de Marketing e Comunicação da Jequiti Cosméticos, e Paulo Secches, da Officina Sophia Conhecimento Aplicado, debateram até que ponto o discurso de diversidade das marcas é conveniência ou convicção. Para Rodrigues, não basta falar, é preciso colocar em prática. Temos que pensar em cotas como forma de acesso e fazer a diversidade acontecer de forma real. Mônica citou que a diversidade está ajudando a sociedade a evoluir, seja por conveniência ou convicção, acrescentando que, no caso da Jequiti, é uma qualidade inerente à empresa.

Ao apresentar, pela primeira vez, os resultados de uma pesquisa especialmente desenvolvida para o Fórum de Marketing Empresarial sobre a diversidade e os impactos de incluir essa discussão em campanhas e na comunicação publicitária, Secches observou que a percepção do público quanto ao perfil adotado pelas marcas em defesa da diversidade é cética. Não basta parecer ser, tem que ser. Se a marca pretende construir e assumir um propósito e uma diversidade, tem que fazer isso com autenticidade, concluiu.

Prêmio LIDE de Marketing Empresarial e Homenagens

Na noite de sábado, o Prêmio Lide de Marketing Empresarial reconheceu as empresas e marcas que se destacaram no setor, em categorias diversas, como MARKETING DO BEM (Johnson e Johnson, Reserva e Agência Filadelfia - Filadelfia Comunicação); MARKETING DE CONTEÚDO (Endemol Shine Brasil, Jequiti Cosméticos e PeG); em MARKETING ESPORTIVO (Kimberly-Clark, SEMP TCL e BR Sports); MARKETING DE INOVAÇÃO (Gol Linhas Aéreas Inteligente, Samsung e Olympikus); MARKETING INSTITUCIONAL (Nestlé, Heineken Brasil e Vivo); MARKETING DE PRODUTO (LG, Piracanjuba - Laticínios Bela Vista e Pepsico); MARKETING PROMOCIONAL (General Motors, UOL Pag Seguro e Renault); MARKETING DE VAREJO (GPA, Eletro e China in Box) e EMPRESA DE MARKETING EMPRESARIAL DO ANO (Santander). O homenageado especial foi o CEO do Grupo ABC, Guga Valente.

O evento foi um sucesso. Conseguimos reunir uma parcela importante dos profissionais de comunicação e marketing das grandes empresas, veículos e agências brasileiros, promovendo discussões importantes, interações que podem gerar novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento de boas práticas para o setor, avalia Celia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria.


O 9 FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL contou com o apoio institucional da EDITORA REFERÊNCIA. Participação especial: FRONT 360, GRUPO ABC, GRUPO JEREISSATI, HANDS, REDE RECORD e SBT. Participação: CLEAR CHANNEL, GREENK e SELMI. Colaboraram ALIANSCE, ARIZONA, ATHIÉ WOHNRATH, CINE, ELETROMÍDIA, GALLERY, LUA PROPAGANDA, OTIMA, OUTBRAIN e RACCOON. Mídia partners: 29 HORAS, BAND NEWS FM, EDITORA TRÊS, ESTADÃO, FLIX MEDIA, KALLAS MÍDIA OOH, RÁDIO NOVA BRASIL FM, RÁDIO ALPHA FM, PR NEWSWIRE, RÁDIO BAND AM, RÁDIO JOVEM PAN e UOL. COOXUPÉ, ECCAPLAN, FORMAG-S, GREY, GRUPO BEM, GRUPO CDI, MEND, MOVE TO GO, RCE DIGITAL, ROBERTO RISCALA e UPS foram os fornecedores oficiais.

Escrito ou enviado por  Luciana Ferreira / SEGS



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